Estados de Conservação das Cédulas
1 - FE (Flor de Estampa)
Cédula perfeitamente preservada. O papel é firme, limpo e sem descolorações. Os cantos são agudos e no esquadro. Não há vestígio de dobras ou marcas de manuseio descuidado. Para fins de classificação na loja, podem ser acrescentadas duas características adicionais, sozinhas ou combinadas:
- FE com manchas
A característica da cédula não circulada é mantida, porém são visíveis pequenas manchas ocasionadas pelo tempo.
- FE com marcas de cinta
A característica da cédula não circulada é mantida, porém são visíveis marcas nas bordas ocasionadas pela compressão das cintas plásticas que envolvem as centenas (bundles) de cédulas no processo de empacotamento pela empresa responsável pela produção.
- FE com furos de grampo
A característica da cédula não circulada é mantida, porém existem pequenos furos (normalmente na lateral esquerda) gerados pelo grampeamento dos conjuntos de cédulas ao final do processo de agrupamento das cédulas pela empresa responsável pela produção. Ao invés de agrupar as cédulas utilizando cintas de papel ou plásticas, elas são grampeadas. É comum observar em cédulas do Paquistão, de Bangladesh e de alguns outros países.
As cédulas "FE com manchas", "FE com marcas de cinta" e "FE com furos de grampo" possuem valor de venda um pouco menor que uma cédula FE sem estas características.
2 - S (Soberba)
Cédula com pequenos sinais de manuseio. Pode ter, no máximo, três pequenas marcas ou um sinal de dobra. O papel é limpo, firme e com o brilho original. Os cantos podem apresentar pequenos sinais de uso.
3 - MBC (Muito Bem Conservada)
Cédula com alguns sinais de manuseio e uso. Pode ter diversas marcas de dobras verticais e horizontais. O papel pode ter um mínimo de sujeira e manchas na cor, mantendo relativa rigidez. Não deve ter cortes ou rasgos na margem, embora possa mostrar sinais de uso. Os cantos também podem mostrar sinais de circulação, porém não devem ser totalmente arredondados.
4 - BC (Bem Conservada)
Cédula consideravelmente circulada, com muitas dobras e rugas. O papel pode estar amolecido e as margens podem apresentar pequenas faltas decorrentes do uso, porém não se admite rasgos nas dobras centrais devido ao excesso de uso. As cores são visíveis, porém não são brilhantes. Furos de grampeador podem ser tolerados.
5 - R (Regular)
Cédula muito pesadamente manipulada, com danos normais devido à prologada circulação. Podem incluir muitas dobras, rasgos, manchas, furos, inscrições, cantos arredondados e uma aparência geral não muito atrativa. Não devem ter grandes rasgos e a maior parte da nota deve ser identificada.
6 - UTG (Um Tanto Gasta)
Cédula totalmente flácida, muito pesadamente e mal utilizada. Com grandes rasgos ou pedaços faltantes, além de dobras, rasgos, manchas, furos e cantos perdidos.
Fechar página